O Sistema Operacional móvel Android é uma plataforma criada pelo Google com base no Kernel Linux, e por ser um sistema livre e barato de se utilizar, ele se popularizou em caráter mundial, e com bastantes utilizadores, logo aparecem as pessoas com segundas intenções e desenvolvendo vírus para o sistema.
Isso é normal em todos os sistemas que tem bastante utilizadores com o Windows. Já no Mac e Linux por exemplo você encontra uma quantidade consideravelmente menos de arquivos maliciosos. Confira aqui algumas dicas essenciais para não danificar seu smartphone ou tablet.
- Não baixe arquivos e principalmente aplicativos em lojas externas e não confiáveis, baixe somente no Google Play Store ou na loja do fabricante como o Samsung apps ou Aoc apps por exemplo. E se possível, desmarque a opção "aceitar fontes externas" nas configurações de segurança.
- É fundamental obter um Antivírus atualizado e em funcionamento, dê preferência a antivírus mais populares e conhecidos como o Avast Mobile, AVG ou McAfee, e maioria deles vêm também com a opção "anti-deft", que é anti roubo e também é fundamental obter.
- Não pareie seu aparelho com linhas Bluetooth ou infravermelho com aparelhos desconhecidos ou infectados, pois alguns vírus podem vir de aparelhos infectados em arquivos como apps.
- Isso também vale para cartão de memória, certifique-se de que o cartão que você for inserir no aparelho não esteja infectado, caso seja constatado algo, formate-o imediatamente, ou alguns antivírus para PC como o Avast já possuem essa opção também. Essa dica também vale para pendrives e outros dispositivos USBs externos.
- Navegue em sites confiáveis dos quais você tenha confiança, evite clicar em anúncios muito "óbvios e mentirosos" tipo "clique e ganhe um Iphone" e também evite ao máximo os Pop-ups e se possível desmarque essa opção do seu navegador.
- se tiver mais alguma dica ou sugestão deixe seu comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário